Eventos Presenciais, Inteligência Artificial, ChatGPT, SaaS, Produtos Vitalícios, Parceria com Influencers, Jogo do Tigrinho (rs), se você é profissional de marketing ou acompanha o mercado digital você deve ter ouvido falar bastante esses termos em 2024. Agora, o que vem por aí que nem todo mundo tá falando?
Semana passada estava vendo uma live do Neil Patel sobre as tendências para 2025 e achei pertinente trazer alguns tópicos que ele cita e complementar com outras apostas que acredito virarem tendência em 2025.
Do More With Less!
Mais com Menos
Com um clima quente na política mundial, guerras e mercados financeiros no ápice das suas dívidas públicas a tendência é que as empresas deem uma segurada nos investimentos de recursos e até de equipes pra geração de novos clientes. Os profissionais de marketing que lutem pra adaptar e criativizar suas campanhas pra essa nova realidade, e por falar em realidade, uma pesquisa que o Neil soltou na live menciona que 38% dos consumidores tendem a comprar menos de uma marca após uma experiência negativa e 15% deixam de fazer negócios com ela completamente, portanto os consumidores estão cada vez mais “enjoados” exigentes!
Moral da história: os investimentos diminuem, as equipes diminuem, os recursos diminuem mas a pressão por resultados aumenta! Sem contar o aumento no investimento com as tecnologias de IA, fortalecendo ainda mais essa expectativa do mercado de se fazer mais com menos.
Jornada do Consumidor cada Vez mais Complexa
Imagina que em mais ou menos 2 anos o google nadava de braçada sozinho (ou quase sozinho) nos buscadores digitais. Quem quisesse descobrir alguma coisa que não sabia ia diretamente no que o brasileiro apelidou de “o pai dos burros”, vulgo Google.
Mas o jogo mudou de lá pra cá e cada vez mais plataformas de busca estão surgindo e inclusive formatos de busca. Hoje temos algumas ferramentas como ChatGPT, Claude, Perplexity, Gemini, Copilot que tem tomado uma parcela dessas buscas por informação. Ah, e só por curiosidade, aquele buscador que era renegado por muitos tem sido utilizado com muito mais frequência e você sequer sabia, eu to falando do Bing, lembra dele? Não se espante se não lembrar, rs. Ele tem sido utilizado pelo chatGPT que o usa como uma fonte de referência para criar suas respostas. Mas fique tranquilo, o Google ainda detém 87% das buscas feitas pelos americanos.
Voltando ao assunto, quando digo que a jornada do consumidor está cada vez mais complexa é porque o consumidor não tem parado em uma aparelho só e muito menos em uma rede só. Vou exemplificar: É muito provável nos depararmos com uma jornada de compra onde a pessoa está vendo vídeos no instagram, quando se depara com um anúncio que chamou sua atenção, para entender mais sobre a marca ela busca informações no google e acaba encontrando um vídeo no youtube (indexado no próprio search do google), para ver o vídeo com mais qualidade e resolução ela decide pegar o tablet dela, intrigada com o que viu no youtube ela começa uma conversa com o chatGPT para entender mais sobre os componentes citados no vídeo do youtube. Após toda essa busca ela decide que quer acompanhar a marca por mais tempo e através do seu celular entra no perfil do instagram daquela marca do anúncio e começa a segui-la para acompanhar mais sobre seu posicionamento, quem utiliza a marca e quais tem sido os resultados desses clientes. Claro que esse é um exemplo hipotético mas acredito que minha esposa possa ser um bom exemplo desse comportamento na jornada do consumidor, rs.
E olha que nem entrei no assunto desse tópico sobre os novos formatos que vem surgindo por ai, por exemplo o Google Lens, que já é responsável por mais de 10 bilhões de buscas processadas todos os meses no Google, ou então das buscas por voz que já tem correspondido à 1 bilhão de buscas mensais.
Humano ou IA?
Em 2025 teremos um boom absurdo de empresas integrando inteligência artificial para dar suporte para clientes, fazer qualificação de leads, ligações de prospeção, e não se assuste, é capaz de você nem se dar conta de que está falando com uma IA. Uma pesquisa do SalesForce apontou que em 2025, cerca de 95% dos consumidores vão ter uma conversa com chatbots implementados com IA.
Vou até aproveitar o gancho pra já dar um jab aqui: se você ainda não sabe como fazer isso, me chama porque quanto antes você começar a entrar nesse jogo mais resultados você poderá colher. Já diz aquela frase famosa: quem chega cedo bebe água limpa! E eu não estou falando de robotizar sua operação com aqueles atendimentos chatos que tem que ficar clicando em botões ou aquela ligação falando pressione 3 pra falar com…(ninguém merece!)
Redução da Era de Geração de Conteúdo via IA e Início da Era do uso de IA para Análise de Dados em Massa
A equipe do Neil separou 68 websites e 744 artigos, sendo metade deles feito por humanos e a outra metade por IA. Após 5 meses os conteúdos humanos registraram 5.54 vezes mais tráfego orgânico do que o que foi redigido por IA.
Em outro estudo, investiram cerca de 6 ou 7 milhões de dólares em anúncios. Na primeira etapa desse estudo eles investiram uma quantia em anúncios com humanos e o mesmo valor para anúncios com IA, os anúncios humanos ganharam. Na segunda etapa eles pegaram esses anúncios campeões e criaram variações com IA, e isso foi o que mais gerou resultado em conversão se comparado aos outros testes. Estamos falando de 1,61% de conversão comparado com 1,54% só humanos e 1,28% só IA.
Resumindo, embora a IA escreva rapidamente, sua qualidade nem sempre é ideal. No entanto, a IA tem se mostrado muito mais eficaz na análise de dados, ajudando a evitar desperdício de bilhões em anúncios mal direcionados. Usar IA para análise de dados e pesquisa localizada, fornecendo essas informações para que humanos criem o conteúdo, resulta em melhores decisões e economia significativa.
Marketing B2B Ficará Cada Vez mais Pessoal
Consumidores buscam conexões reais antes de comprar de uma empresa, tornando fundamental que as empresas B2B adaptem sua comunicação para criar relacionamentos verdadeiros. O foco precisa ser mais nos interesses das pessoas do que em suas funções ou dados demográficos.
Por exemplo, uma abordagem superficial que considere apenas informações como idade, gênero, localização e renda média dificilmente criará uma conexão genuína. No entanto, ao ir mais fundo e observar que essa pessoa também pesquisa preços de motos, segue páginas de tatuagem e curte vídeos de shows de rock, torna-se possível desenvolver um relacionamento mais autêntico e atrativo.
Tendências Extras (na minha opinião):
Fortalecimento de Comunidades e Senso de Pertencimento
Você talvez já tenha notado que, ao final deste ano, alguns influenciadores e empresas estão oferecendo acessos vitalícios e facilitando a entrada em seus cursos ou comunidades exclusivas. Esse movimento está crescendo porque, embora muitas dúvidas e desafios possam ser respondidos por ferramentas como o ChatGPT, o senso de pertencimento vai muito além de respostas imediatas. Ao expandirem a base de audiência e facilitarem o acesso, essas empresas e influenciadores reforçam a conexão e a consciência de marca, pois o público passa a acompanhar regularmente o conteúdo e a presença do dono. Esse engajamento constante fortalece a sensação de proximidade com a marca, criando um ambiente onde esses empresários ou influenciadores podem oferecer produtos de maior valor agregado e desenvolver um relacionamento duradouro com a comunidade.
Ascensão de Soluções SaaS e Integração com IA
Nessa black friday ou black november o que mais estamos vendo são influencers ou gurus de marketing querendo pegar o teu dinheiro com produtos que nem 100% prontos estão. Dizem que a ferramenta deles é a melhor, que só ela resolve seus problemas ou faz os melhores prompts e imagens. A ironia? A maioria está usando a mesma fonte de IA, a integração da OpenAI.
Mas deixando esse desabafo sobre o mercado digital de lado, fato é que a busca por softwares que otimizam tempo, reduzem custos e integram Inteligência Artificial vai explodir, especialmente com aqueles que conectam a IA em chatbots. Soluções SaaS (Software como Serviço) vão ser essenciais para empresários. Na era do Do More With Less, essas ferramentas vão automatizar processos e melhorar a eficiência de ponta a ponta.
Aproveitando esse gancho, se você ainda não tem um funil bem estabelecido e ainda não sabe qual ferramenta utilizar para aumentar a eficiência das suas campanhas, saia na frente dos seus concorrentes!
Após 4 anos atendendo empresários nos Estados Unidos, conseguimos trazer um software americano que tem auxiliado em várias funções de marketing e vendas, aumentando absurdamente a produtividade e reduzindo custos. Pra você ter noção, nessa ferramenta conseguimos criar automações de entrada do lead que chega através de um anúncio, subir automaticamente esse lead para um CRM, enviar uma mensagem para sua equipe comercial falando que chegou esse lead e avisando ele pra ligar para qualificar esse potencial cliente. E mais, sabe aqueles leads que chegam e depois acabam ficando sem retorno porque sua equipe comercial não teve tempo de fazer acompanhamento? Pois então, com essa ferramenta temos integrado um fluxo de acompanhamento via mensagens com IA que tem aumentado a conversão desses leads e re-aquecido leads que estavam sendo dados como “mortos”. Essa ferramenta substitui pelo menos 5 em 1, se quiser saber mais agende uma demonstração sem custo através do www.criativc.com.br.